Estratégias de Marketing - Psicologia do preço
By Yssamister - dezembro 29, 2022
Psicologia do preço
Comparação:
O preço só será considerado caro ou barato
se existir outra opção para servir de comparação.
Ex: Qual a melhor forma de vender um tênis por R$ 200,00? Basta colocá-lo
perto de um tênis de R$ 500,00.
Isso é o que consultores
de preço chamam de ancoragem, fenômeno em que, ao estimar o valor numérico de
algo, as pessoas são inconscientemente influenciadas por outros números
relacionados.
Ancoragem
Associações:
O poder
dos números 7 e 9 na psicologia do preço
Ex: Mas a
estratégia de 0,99 centavos está sendo substituída pela dos preços terminados
em 7. Quando vemos um produto a R$ 99,00, já temos a tendência de dizer
que custa R$ 100,00.
A princípio, essas técnicas de preço psicológico visam atingir
o subconsciente das pessoas para que os preços e descontos pareçam mais
vantajosos e a dor de gastar o dinheiro diminua.
Efeito Chamariz:
O efeito Chamariz é quando uma terceira opção na duvida do cliente é
adicionado.
Quando
há dois produtos totalmente diferente o cliente tende a escolher o mais barato,
porém, quando é adicionado um terceiro produto o cliente tende a escolher o mais
caro
Desconto por um bom motivo:
Primeiramente, é importante relacionar as promoções com
eventos específicos, datas especiais, feriados, aniversários, novos
lançamentos, novo design etc.
Além disso, você deve limitar a disponibilidade da sua
promoção definindo e divulgando a data limite. A promoção não deve durar muito
tempo. Um fim de semana é provavelmente o máximo de tempo a considerar e se
resolver que o tempo da promoção é de 24 a 48 horas vai ser melhor ainda. A
ideia é encorajar uma ação imediata. Se você der aos consumidores mais do que
dois ou três dias, vai aumentar as chances de desistirem ou simplesmente esquecerem
da sua promoção.
Organização:
Organizar preços do maior para o
menor
Durante oito semanas, eles alternaram a ordem da sequência de
marcas de cerveja no cardápio de um bar. Quando a lista ia da cerveja mais
barata para a mais cara, a média de dinheiro gasto pelos clientes foi de US$
5,78 por cerveja. Ao inverter a ordem, da mais cara para a mais barata, a média
subiu para US$ 6,02. Ou seja, foram 24 centavos que o bar ganhou a mais por
cerveja vendida, simplesmente trocando a ordem do cardápio.
Fidelização:
É fundamental que a empresa saiba fixar preços rentáveis, mesmo nas
promoções, avaliando a concorrência e o comportamento do seu consumidor.
Se por um lado essa estratégia de pricing, oferecendo preços
mais baixos do que concorrência, pode surtir efeito momentâneo, também pode
fazer com que o cliente apenas compre quando obtiver descontos, o que reduzirá
a percepção dele em relação ao seu preço fixo e não irá gerar fidelização.
Marketing e Merchandising:
Enquanto
o Marketing investe em processos de planejamento, execução, preço, comunicação
e distribuição, ou seja, é o departamento responsável por trazer seus clientes
até a loja, o Merchandising investe em ações no ponto de venda, de modo a
motivar e influenciar as decisões de compras dos consumidores, ou seja, é o
departamento responsável pelos clientes que já estão na loja.
Em
resumo, se o Marketing traz um cliente até a loja, são as ações de
Merchandising que irão converter essa oportunidade em um momento de compra. E o
que pode acontecer quando esses dois departamentos não compartilham
informações, alinhando decisões estratégicas? Queda nas vendas.
Se
a equipe de Marketing investir em propaganda de um determinado produto, o
esperado é que haja uma maior demanda nos pontos de venda. Mas, se a equipe de
Merchandising não estiver alinhada, talvez o cliente não encontre o produto –
visual Merchandising -, seja por falha na execução ou mesmo por conta de falha
no planejamento do estoque.
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