Estratégias de Marketing - Psicologia do preço

By Yssamister - dezembro 29, 2022


Psicologia do preço

Comparação:

 O preço só será considerado caro ou barato se existir outra opção para servir de comparação.

 Ex: Qual a melhor forma de vender um tênis por R$ 200,00? Basta colocá-lo perto de um tênis de R$ 500,00.
Isso é o que consultores de preço chamam de ancoragem, fenômeno em que, ao estimar o valor numérico de algo, as pessoas são inconscientemente influenciadas por outros números relacionados.
Ancoragem


Associações:
O poder dos números 7 e 9 na psicologia do preço

Ex: Mas a estratégia de 0,99 centavos está sendo substituída pela dos preços terminados em 7. Quando vemos um produto a R$ 99,00, já temos a tendência de dizer que custa R$ 100,00.
A princípio, essas técnicas de preço psicológico visam atingir o subconsciente das pessoas para que os preços e descontos pareçam mais vantajosos e a dor de gastar o dinheiro diminua.

Efeito Chamariz:
O efeito Chamariz é quando uma terceira opção na duvida do cliente é adicionado.

Quando há dois produtos totalmente diferente o cliente tende a escolher o mais barato, porém, quando é adicionado um terceiro produto o cliente tende a escolher o mais caro


Desconto por um bom motivo:

Primeiramente, é importante relacionar as promoções com eventos específicos, datas especiais, feriados, aniversários, novos lançamentos, novo design etc.

Além disso, você deve limitar a disponibilidade da sua promoção definindo e divulgando a data limite. A promoção não deve durar muito tempo. Um fim de semana é provavelmente o máximo de tempo a considerar e se resolver que o tempo da promoção é de 24 a 48 horas vai ser melhor ainda. A ideia é encorajar uma ação imediata. Se você der aos consumidores mais do que dois ou três dias, vai aumentar as chances de desistirem ou simplesmente esquecerem da sua promoção.

Organização:
Organizar preços do maior para o menor

Durante oito semanas, eles alternaram a ordem da sequência de marcas de cerveja no cardápio de um bar. Quando a lista ia da cerveja mais barata para a mais cara, a média de dinheiro gasto pelos clientes foi de US$ 5,78 por cerveja. Ao inverter a ordem, da mais cara para a mais barata, a média subiu para US$ 6,02. Ou seja, foram 24 centavos que o bar ganhou a mais por cerveja vendida, simplesmente trocando a ordem do cardápio.

Fidelização:

É fundamental que a empresa saiba fixar preços rentáveis, mesmo nas promoções, avaliando a concorrência e o comportamento do seu consumidor.

Se por um lado essa estratégia de pricing, oferecendo preços mais baixos do que concorrência, pode surtir efeito momentâneo, também pode fazer com que o cliente apenas compre quando obtiver descontos, o que reduzirá a percepção dele em relação ao seu preço fixo e não irá gerar fidelização.

Marketing e Merchandising:

Enquanto o Marketing investe em processos de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição, ou seja, é o departamento responsável por trazer seus clientes até a loja, o Merchandising investe em ações no ponto de venda, de modo a motivar e influenciar as decisões de compras dos consumidores, ou seja, é o departamento responsável pelos clientes que já estão na loja.
Em resumo, se o Marketing traz um cliente até a loja, são as ações de Merchandising que irão converter essa oportunidade em um momento de compra. E o que pode acontecer quando esses dois departamentos não compartilham informações, alinhando decisões estratégicas? Queda nas vendas.
Se a equipe de Marketing investir em propaganda de um determinado produto, o esperado é que haja uma maior demanda nos pontos de venda. Mas, se a equipe de Merchandising não estiver alinhada, talvez o cliente não encontre o produto – visual Merchandising -, seja por falha na execução ou mesmo por conta de falha no planejamento do estoque.


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